
Há muito tempo que se vem comentando sobre o caos que está o transporte na cidade de São Paulo. Vamos tentar entender toda essa bagunça que nos vem sendo mostrada todos os dias.
O problema já começa antes de sairmos de nossas casas, pois se vamos pegar um ônibus e/ou trem/metrô precisamos de dinheiro (espécie em extinção em nossos dias). O que era nosso direito passou a ser mercadoria, pois se não temos dinheiro, não poderemos usar o transporte público que deveria atender toda a população.
Mas, vamos supor que seja fácil conseguir dinheiro para usar o transporte público: após conseguir entrar no ônibus lotado, ganhamos várias cotoveladas aqui, empurra-empurra dali e, de vez em quando, algumas discussões. Finalmente você consegue chegar a seu destino após um trânsito de enlouquecer.
O fato de sempre ter que sofrer para garantir um espaço dentro do ônibus, trem ou metrô faz com que a gente pare e pense sobre nossa condição de ser humano e nos faz lembrar daqueles caminhões que transportam gado e outros animais amontoados uns em cima dos outros. Mas qual é o motivo de sempre estar lotado?
O não investimento no transporte coletivo e a facilidade de negociação fazem com que cada vez mais pessoas corram para comprarem seus carros, porém isso já está afetando o trânsito, onde atrapalham tanto as pessoas que possuem carros quanto as pessoas que passam seus apertos dentro do transporte coletivo, além do mais, quanto mais carro nas ruas, maior a poluição e conseqüentemente maior agravamento no efeito estufa.
Temos dois problemas: trânsito gerado pela crescente quantidade de carros na cidade e o descaso com a população que usa o transporte coletivo. Um problema atravanca o outro, pois o aumento dos carros
nas ruas representa um maior trânsito, além do descaso com o transporte coletivo que faz as pessoas se programarem para saírem de suas casas umas 2 horas antes para o trabalho ou escola, já imaginando a humilhação e o aperto que estão a esperar, além de ter que pagar para usar um serviço muito mal prestado por parte do transporte público, se bem que não é de hoje que o desrespeito com a população que não tem dinheiro para ter um “atendimento VIP” acontece. É isso mesmo... o governo só procura atender os interesses de quem tem dinheiro e isso acontece durante toda a história, além do mais, o transporte público se tornou um “negócio” e quem toma conta de tudo são empresários “que não se preocupam com outra coisa senão o lucro, deixando de
lado toda população dependente do precário sistema de transporte que temos. Falando em transporte público, temos o Movimento Passe Livre que organiza manifestações no Brasil inteiro e que levam essa discussão sobre o
transporte para trabalhadores, estudantes e pessoas em geral. Para mais informações acesse: www.mpl.org.br/
Contra esse desrespeito, aproximadamente 1000 pessoas se manifestaram dia 07
de março na região do M’ Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo, em busca de uma nova alternativa para o transporte público que atenda de maneira respeitável a população cansada do aperto e das longas horas gastas só para se locomover de um lugar para outro.
Devemos pensar em novas maneiras de um transporte que seja verdadeiramente
público e de maneira que sejamos respeitados como seres humanos que estudam, trabalham e protestam por uma vida mais digna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário